Acidentes de trabalho com mototaxistas
Rev. bras. epidemiol. vol.15 no.1 São Paulo Mar. 2012
http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000100003
RESUMO
A utilização da motocicleta como meio de trabalho vem contribuindo para o aumento no número dos acidentes de trânsito e se constituindo em acidentes de trabalho para os mototaxistas. O objetivo deste estudo foi estimar a incidência anual de acidentes de trabalho entre mototaxistas cadastrados em Feira de Santana, BA. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e censitário. Foram entrevistados 267 profissionais dos 300 cadastrados na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT, através de questionário estruturado. Procedeu-se à análise descritiva e foram estimadas incidências anuais de acidentes de trabalho segundo as variáveis de interesse. Calcularam-se os riscos relativos e, como medida de significância estatística, utilizou-se o teste de qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher, adotando-se p < 0,05. Utilizou-se a regressão logística no intuito de realizar a análise simultânea das variáveis estudadas. Observou-se uma incidência anual de acidentes de trabalho de 10,5%. Ocorreram lesões leves, principalmente ferimentos (48,7%), sendo necessário afastamento das atividades laborais para 27% dos profissionais. Na análise de regressão logística verificou-se associação entre quantidade de dias de trabalho por semana, presença de fadiga em membros inferiores e queixa musculoesquelética e os acidentes de trabalho. O conhecimento acerca das condições de trabalho e dos acidentes envolvidos nessa atividade pode ser de grande importância para a adoção de políticas de educação no trânsito, com vistas à prevenção de acidentes e melhoria das condições de trabalho e de vida desses profissionais.
Palavras-chaves: Saúde do trabalhador. Condições de trabalho. Acidentes de trabalho. Acidentes de trânsito. Riscos ocupacionais. Epidemiologia.
Para ler o artigo na íntegra, acesse:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
A periculosidade das motos já está se tornando caso de saúde pública!! é assustador o número de acidentes envolvendo motoqueiros. Mototaxistas então, encontram-se ainda mais expostos aos perigos desse meio de transporte! Na minha opinião, acho que está na hora de uma intervenção das autoridades. Andressa Cipriano 26 turma meduespi
ResponderExcluirÉ isso mesmo, Andressa. Se houvesse uma preocupação maior dos gestores, certamente o cenário seria outro.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário.