"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)
Compartilhando conhecimentos
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Acessando http://videoaulas.uff.br/ você poderá assistir a excelentes videoaulas de anatomia, eletrocardiograma e muitas outras, elaboradas por professores da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Esse blog é acima de tudo um local de informação e de pesquisa de fácil acesso. Recomendado para todos os estudantes da saúde. Como estudante de medicina, vejo o blog como uma área de interligação dos assuntos teóricos com o que se pode encontrar na prática. Essas vídeoaulas são muito interessantes e de alto valor didático.
Estudos Epidemiológicos Os tipos de estudo podem ser: Qualitativos: utiliza conceitos, comportamentos, percepções, informações das pessoas (coleta de dados: observações, entrevistas e leituras);refere-se a estudos profundos, subjetivos;usados em larga escala nas ciências sociais. Quantitativos: são objetivos na busca para explicação dos fenômenos, ênfase numérica;maior aplicação na área da saúde. De uma maneira geral, podemos identificar três delineamentos do método epidemiológico: • epidemiologia descritiva; • epidemiologia analítica; • epidemiologia experimental Os delineamentos dos estudos epidemiológicos descritivos abrangem: • estudos ecológicos ou de correlação; • relatos de casos ou de série de casos; • estudos seccionais ou de corte transversal. Os estudos analíticos constituem alternativas do método epidemiológico para testar hipóteses elaboradas geralmente durante estudos descritivos. Temos fundamentalmente dois tipos de estudos analí
A Prevenção Primária pode ser dividida em: promoção da saúde e proteção específica, segundo Leavell & Clarck (1976). • Promoção da Saúde: –Educação sanitária; –Bom padrão de nutrição, ajustado às várias fases de desenvolvimento da vida; –Atenção ao desenvolvimento da personalidade; –Moradia adequada, recreação e condições agradáveis de trabalho; –Aconselhamento matrimonial e educação sexual e genética; –Exames seletivos periódicos. · Proteção Específica: –Uso de imunizações específicas; –Atenção à higiene pessoal; –Hábito de saneamento do ambiente; –Proteção contra riscos ocupacionais; –Proteção contra acidentes; –Uso de alimentos específicos; –Proteção contra substâncias carcinogênicas; –Proteção contra alérgenos. • Prevenção Secundária pode ser dividida da seguinte forma: • Diagnóstico e tratamento precoce: –Medidas individuais e coletivas para descoberta de casos; –Pesquisa de triagem e exames seletivos, a fim de curar e
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse blog é acima de tudo um local de informação e de pesquisa de fácil acesso. Recomendado para todos os estudantes da saúde. Como estudante de medicina, vejo o blog como uma área de interligação dos assuntos teóricos com o que se pode encontrar na prática. Essas vídeoaulas são muito interessantes e de alto valor didático.
ResponderExcluir