Postagens mais visitadas deste blog
Você lembra os tipos de estudos epidemiológicos?
Estudos Epidemiológicos Os tipos de estudo podem ser: Qualitativos: utiliza conceitos, comportamentos, percepções, informações das pessoas (coleta de dados: observações, entrevistas e leituras);refere-se a estudos profundos, subjetivos;usados em larga escala nas ciências sociais. Quantitativos: são objetivos na busca para explicação dos fenômenos, ênfase numérica;maior aplicação na área da saúde. De uma maneira geral, podemos identificar três delineamentos do método epidemiológico: • epidemiologia descritiva; • epidemiologia analítica; • epidemiologia experimental Os delineamentos dos estudos epidemiológicos descritivos abrangem: • estudos ecológicos ou de correlação; • relatos de casos ou de série de casos; • estudos seccionais ou de corte transversal. Os estudos analíticos constituem alternativas do método epidemiológico para testar hipóteses elaboradas geralmente durante estudos descritivos. Temos fundamentalmente dois tip...
Sensibilidade X Especificidade
Você sabe diferenciar Sensibilidade de Especificidade? Sensibilidade - É a capacidade de um teste identificar pessoas verdadeiramente positivas . - Um teste sensível raramente deixa de encontrar pessoas com a doença. Especificidade - É a capacidade de um teste identificar pessoas verdadeiramente negativas (que não tem a doença). - Um teste específico raramente classificará erroneamente pessoas sadias e d oentes. O melhor teste diagnóstico deve ter alta sensibilidade e alta especificidade.
Esse post é muito interessante para entender a situação hodierna, pois A primeira resposta do organismo a um patógeno, por exemplo um vírus, é uma resposta imune inata, que independe do agente infeccioso e na qual predomina o papel de células fagocitárias denominadas macrófagos. Se essa resposta inicial não é suficiente, entra em ação o sistema imunitário adaptativo ou adquirido, em que participam outras células, os linfócitos, responsáveis pela produção de anticorpos e pela memória imunológica. Há ainda dois tipos de células imunes, as gamadelta (γδ) e as natural killer (NK), que assim como os macrófagos são inespecíficas, mas podem desenvolver memória a patógenos a que tenham atacado, se bem que não reconheçam proteínas específicas desses microrganismos. Já os linfócitos respondem a determinadas proteínas do patógeno. Nesse sentido, a resposta imune induzida por vacinas estimula o sistema imune a produzir anticorpos específicos sem causar a doença no indivíduo, gerando a imunidade ativa de modo artificial. Tanto a imunização natural quanto a artificial geram imunidade duradoura, que pode durar por toda a vida.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário ao nosso Blog. Sua visita será sempre bem-vinda.
ResponderExcluir