A Epidemiologia no cinema

*No segundo semestre de 2011, os filmes que estamos trabalhando em sala de aula são:


O Homem Elefante


Deformidade física: A doença conhecida oficialmente como "Síndrome de Proteu" que deformou todo o rosto do personagem. Um filme baseado em caso real que David Lynch soube com muito zelo nos transmitir todo o lado humano da história, sem nunca apelar para o bizarro que a própria imagem do personagem do filme sugeria.
http://www.imdb.com/title/tt0080678/



Absolon
Num futuro próximo, um vírus infectou todos no planeta, e Absolon é uma droga que todos devem tomar para se manter vivo. Uma empresa controla a droga. Murchison é o líder desta empresa. Um cientista que estava pesquisando o vírus é encontrado assassinado, e Norman Scott é o policial que investiga o crime.


Erin Brockovich
Julia Roberts é a atriz principal, Erin, uma mulher divorciada, com três filhos e sem um tostão no bolso que depois de sofrer um acidente, implora ao seu advogado para trabalhar com ele. Ela descobre uma história de cair o queixo e começa a investigar a ocultação de um incidente envolvendo casos de água contaminada que causava graves doenças nos moradores das redondezas. A história é baseada em fato verídico. O acordo que os advogados chegaram foi a maior indenização já paga num litígio direto na história dos Estados Unidos, cerca de US$ 333 milhões.

 Vírus

Um vírus mortal se espalhou por todo o planeta, fazendo com que ninguém seja confiável. Danny (Lou Taylor Pucci) e seu irmão Brian (Chris Pine), Bobby (Piper Perabo) e Kate (Emily VanCamp) percorrem as estradas do oeste americano, rumo a uma praia isolada ligada à infância dos irmãos. Eles acreditam que lá estarão seguros.
http://www.adorocinema.com/filmes/virus-1/

Espero que vocês também gostem!


 
*Para quem gosta da telinha e quer assistir bons filmes na área, aqui damos algumas dicas:

Epidemia

Um médico investiga uma nova doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Em virtude de um macaco ter sido levado de forma clandestina para os Estados Unidos, uma população de uma pequena cidade americana começa a apresentar os mesmos sintomas da doença, porém o contágio se desencadeia muito mais rapidamente, assim o exército coloca a cidade sob quarentena. Título original: Outbreak;      Direção: Wolfgang Petersen;         Gênero: Ficção
Atores:
Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman, Kevin Spacey.      Duração: 128 min

Medidas Extraordinárias John e Aileen Crowley têm dois filhos que sofrem de uma rara doença congênita. Próximo de desistir de encontrar uma maneira para salvar as crianças, John conhece um pesquisador que pode encontrar a cura. Título original: Extraordinary Measures; Duração: 105 minutos (1 hora e 45 minutos). Gênero: Drama; Direção: Tom Vaughan; Ano: 2010

O Fator Hades
Quando um vírus assassino desconhecido entra em cena, um especialista em doenças  é chamado à ativa para descobrir e isolar a origem do vírus antes que ele ameace a vida de milhões de pessoas. Será uma corrida contra o tempo para que se consiga conter o vírus e descobrir a verdade por trás de uma conspiração nos mais altos e perigosos níveis da sociedade. Título original: Covert One: The Hades Factor; Duração: 174 minutos (2 horas e 54 minutos). Gênero: Suspense; Direção: Mick Jackson; Ano: 2006

O Óleo de Lorenzo
Desesperados para encontrar uma cura para a rara doença de seu filho, casal viaja pelo mundo em busca de uma solução para o problema. Título original: Lorenzo's Oil; Duração: 135 minutos (2 horas e 15 minutos)
Gênero: Drama; Direção: George Miller; Ano: 1992

O Enigma de Andrômeda
Um satélite espacial sai de órbita e cai em uma cidadezinha. Gerada pela colisão, uma bactéria fatal e misteriosa começa a dizimar a população. Uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório subterrâneo para encontrar a cura e descobre que apenas uma criança e um bêbado sobreviveram. A ansiedade aumenta, ao mesmo tempo em que os pesquisadores correm para encontrar uma solução, antes que a humanidade seja exterminada. Título original: The Andromeda Strain.

Como estrelas na Terra - Toda criança é especial
Trata-se de uma criança com dislexia que tem sua vida mudada após a ajuda de seu professor de artes.
Título original: Taaare Zameen Par - Every child is special. Gênero: Drama. Duração: 2h42min. Ano: 2007.

A menina no País das Maravilhas (Phoebe in Wonderland)
Retrata uma criança com a Síndrome de Tourette.
Gênero: Drama, fantasia, família.  Duração: 96 minutos. Ano: 2008.

Comentários

  1. Indico muito o filme Vírus para aqueles interresados em ampliar seus conhecimentos sobre a epidemiologia de doenças transmissiveis, o filme é muito ditático e a partir dele podemos esclarecer diversas caracteristicas desses tipos de doenças como os conceitos de infectividade e virulencia. Esse filme também aborda problemas como a incapacidade do ser humano de lidar com o diferentes e o proprio instinto de sobrevivencia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Victor. Conto com você como seguidor do nosso blog e espero outros valiosos pontos de vista e sugestões ao blog. "A casa é sua". Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. FOI UMA EXPERIENCIA MUITO INTERESSANTE TER ASSISTIDO AO FILME “O HOMEM ELEFANTE”. HÁ UMA EXPOSIÇÃO INTELIGENTE DE UMA CONDIÇÃO DEGRADANTE DO SER HUMANO QUE NOS LEVA À REFLEXÃO DE SITUAÇÕES BASTANTES PRESENTES EM NOSSO MEIO – O PRECONCEITO E O ABUSO DO COMÉRCIO MIDIÁTICO, QUE SE APROVEITA DO ESTADO DE VULNERABILIDADE DE PESSOAS COM ALGUMAS CONDIÇÕES FÍSICAS.
    INFELIZMENTE, MESMO DIANTE DE TODO UM TRABALHO REALIZADO COM A INTENÇÃO DE ACABAR COM O PRECONCEITO QUE INSISTE EM PERMANECER EM NOSSO MEIO, É POSSÍVEL NOS DEPARARMOS COM CENAS LAMENTÁVEIS DE DESRESPEITO AOS PORTADORES DE NECESIDADES ESPECIAIS DE QUALQUER NATUREZA. ROTINEIRAMENTE, SOMOS SURPREENDIDOS POR ATITUDES DESAGRADÁVEIS CONTRA IDOSOS, NEGROS, DEFICIENTES VISUAIS, PORTADORES DE ALGUMA DEFORMIDADE FACIAL OU COM SEQUELAS PERMANENTES EM VIRTUDE DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS.
    TAMBÉM NÃO É NADA INCOMUM SENTARMOS DIANTE DA TV EM BUSCA DE ALGUM ENTRETENIMENTO DEPOIS DE UM DIA OU UMA SEMANA CANSATIVA NO TRABALHO/ESTUDO E NOS DECEPCIONARMOS COM QUADROS INCONSEQUENTES QUE EXPLORAM UMA DEFICIÊNCIA DE ALGUÉM COM A FINALIDADE DE ENGORDAR OS COFRES DAS GRANDES EMISSORAS DE TV.
    EM O HOMEM ELEFANTE, CONTEMPLAMOS O GROTESCO NA TRISTE SITUAÇÃO DE JONH MERRICK, QUE É MASSACRADO, EXPLORADO POR PESSOAS INSENSÍVEIS, IMPOSSÍVEIS DE PERCEBER O GRANDE HOMEM QUE HÁ POR TRÁS DAQUELES TRAÇOS CORPORAIS RUDES. TODAVIA, TODA ESSA DIFERENÇA É SOBREPUJADA PELO SUBLIME, REPRESENTADO PELO SER HUMANO MARAVILHOSO QUE É JONH MERRICK E PELAS PESSOAS QUE SE TORNAM SEUS AMIGOS, AJUDANDO-O A SUPERAR MUITAS DIFICULDADES.
    É UM FILME BEM TRABALHADO E QUE MOSTRA A CAPACIDADE DE SEUS PRODUTORES DE ABORDAREM SITUAÇÕES ANTAGÔNICAS MARCANTES SEM PERDEREM DE FOCO QUE O AMOR DEVE PREVALECER NO FIM NÃO ESQUECENDO-SE DE FRISAR QUE O FILME TAMBÉM É UMA OPORTUNIDADE PARA SE TER CONHECIMENTO DE UMA CONDIÇÃO TÃO RARA..
    EU INDICO...
    BY JOEUDES TANKIAN EM COLUNA “PRESTAS”

    ResponderExcluir
  5. ERRATA
    ONDE SE LIA: BASTANTES PRESENTES
    LEIA-SE : BASTANTE PRESENTES

    ResponderExcluir
  6. Joeudes, obrigada pelo comentário. Temos que lutar para combater o preconceito de todas as formas. Aguardo você como seguidor do blog e com outras colaborações. Abraços, Mírian.

    ResponderExcluir
  7. nereida carla veras enviou o link de um blog para você:

    professora Mírian Parente, seria otimo se cada professor criasse um blog para sua disciplina, visto que isso nos deixa mais informados sobre os assuntos da área, além de nos dar exemplos verídicos que nos colocam em contato com os casos clinícos que iremos nos deparar no decorrer de nossa profissão.

    Blog: Sobre Epidemiologia...
    Postagem: A Epidemiologia no cinema
    Link: http://sobreepidemiologia.blogspot.com/2011/09/epidemiologia-no-cinema.html

    --
    Powered by Blogger
    http://www.blogger.com/

    ResponderExcluir
  8. O filme Absolon é muito interessante, pois crítica um comportamento capitalista que, muitas vezes, faz as pessoas destruírem a natureza a qualquer custo, por isso um vírus , que só existia nas florestas, se disseminou rapidamente por todo o planeta. O filme nos alerta também para a ganância das indústrias farmacêuticas que, no afã de lucro, praticam crimes , deixando para trás todo respeito ao humano; no caso do filme, a empresa United esconde os verdadeiros resultados , que é a cura do Absolon, para lucrarem mais com a doença.

    ResponderExcluir
  9. O filme Erin Brockovich demonstra que não é preciso ser da área da saúde para ajudar no bem-estar coletivo. Com um pouco de curiosidade e verdadeiro interesse se consegue chegar longe, como chegou a protagonista do filme Erin(Julia Roberts) ao conseguir a façanha de derrotar no tribunal uma grande empresa que detinha autoria de praticas ilícitas e danosas a muitas pessoas e, mesmo assim, até então, nenhuma punição lhe tinha sido aplicada. Chama atenção, o fato de o enredo do filme ser 100% real. Ou seja, todos podem, e devem, se comprometer a denunciar esses casos que rotineiramente acontecem nos mais variados lugares. Assim, a saúde coletiva agradacerá. Fora o contexto epidemiológico o filme também agrada com um pouco de romance e conflitos familiares que permeiam a vida de todos os seres humanos. Sendo assim, o filme é 100% indicado. Abraços

    by: AURO JÚNIOR meduespi25

    ResponderExcluir
  10. Erin Brockovich é um filme fantástico! Ele retrata muito bem aspectos epidemiológicos, principalmente no que se refere à busca pela causa do surto epidêmico da doença. Além disso, mostra que uma pessoa pode ajudar, mesmo que não esteja diretamente vinculada a uma área da saúde, basta ter interesse e dedicação para fazer o que for preciso. Recomendo!

    ResponderExcluir
  11. O melhor de todos não está nessa lista: And The Band Played On.

    ResponderExcluir
  12. Como professora de Epidemiologia e Saúde Ambiental (UFRN), sugiro os filmes Cobaia(Miss Evers' Boys). Direção: Joseph Sargent. Data de lançamento: 22 de fevereiro de 1997 (mundial). Duração 118 minutos e O vírus do século (The Paradise Virus ). Dirigido por: Brian Trenchard-Smith. Lançamento em 2003. Duração: 88 minutos. No plano da disciplina vou indicar alguns filmes que você sugeriu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você lembra os tipos de estudos epidemiológicos?

Níveis de Prevenção em Saúde