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Artigo recente publicado sobre consumo de bebibas alcoólicas:


Rev. bras. epidemiol. vol.14  supl.1 São Paulo set. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2011000500007 

Consumo de bebidas alcoólicas na população adulta Brasileira: características sociodemográficas e tendência


Erly Catarina MouraI; Deborah Carvalho MaltaII, III
INúcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo (SP), Brasil
IICoordenação Geral de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis - Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde - Brasília (DF), Brasil
IIIEscola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

Correspondência



RESUMO
OBJETIVO: Estimar o consumo de bebidas alcoólicas, identificar as características sociodemográficas associadas a este consumo em 2006 e avaliar a tendência de consumo de 2006 a 2009.
MÉTODOS: Foram avaliados, em 2006, 54.369 adultos residentes nas capitais de estados brasileiros e no Distrito Federal. Considerou-se consumo habitual a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica nos últimos 30 dias, e consumo abusivo a ingestão de mais de 5 doses para homens ou mais de 4 doses para mulheres em pelo menos uma ocasião nos últimos 30 dias.
RESULTADOS: O consumo habitual de bebidas alcoólicas atingiu 38,1% da população estudada e o de consumo abusivo 16,2%, sendo a frequência dos dois padrões maior em homens do que em mulheres. As variáveis associadas ao consumo de bebidas alcoólicas foram: idade, união conjugal e inserção no mercado de trabalho em ambos os sexos, e cor de pele para mulheres nos dois padrões de consumo; escolaridade associou-se apenas para consumo habitual.
CONCLUSÃO: A tendência de consumo abusivo de bebidas alcoólicas é crescente nos dois sexos. Os dados mostram a urgência de políticas públicas nacionais voltadas para a prevenção do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, especialmente junto à população mais jovem.
Palavras-chave: consumo de bebidas alcoólicas; epidemiologia; entrevistas como assunto; Brasil.

Acesso ao artigo completo:

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