Psiquiatria e Cinema

A Psiquiatria é uma área muito retratada no cinema. Alguns filmes são muito conhecidos, como "Um estranho no ninho", mas alguns outros, não tão conhecidos, nos trazem muitos ensinamentos que vale a pena conferir. Aqui damos algumas sugestões:

Baixar Filmes Download   Freud Além da Alma (Legendado) Grátis
Tamanho: 404Mb
Gênero: Drama
Formato: Rmvb
Qualidade:
Dvdrip
Audio: Inglês
Legenda: Embutida
Ano de Lançamento: 1962

Sinopse:
Freud (Montgomery Clift) tornou-se o maior psicanalista de todos os tempos ao começar a tratar pacientes que outros médicos se recusavam a aceitar. Para eles, se tratava de fingimento, mas Freud começou a estudar a hipnose, aplicando em seus pacientes.
Em "Freud - Além da alma" (1962), John Huston pretende mostrar como as teorias freudianas esboçam a própria vida de um dos maiores gênios da Humanidade. Ansioso em obter respostas plausíveis para aplacar o sofrimento de seus pacientes, Freud enveredou-se à doutrina de Charcot e utilizou-se da hipnose em seus estudos sobre histeria. Com um elenco notável encabeçado por Montgomery Clift, Susannah York, Larry Parks e David McCallum, "Freud - Além da alma" é um filme acadêmico, inteligente e instigante, que nos permite uma melhor compreensão das teorias freudianas sobre o funcionamento do inconsciente humano e da irrupção do pensamento psicanalítico na sociedade vienense e, depois, no mundo.

Baixar Filmes Download   Um Estranho no Ninho (Legendado) Grátis


Tamanho: 477Mb
Gênero: Drama
Formato: Rmvb
Qualidade:
Dvdrip
Audio: Inglês
Legenda: Embutida
Ano de Lançamento: 1975
Sinopse:
Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher). Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.
O enredo retrata o sanatório, o uso de drogas, os eletrochoques e a lobotomia como métodos de repressão do livre arbítrio humano. Retrata a teoria de antipsiquiatria. A história é conduzida de modo apoiar os internos, ao invés de seus guardiões. Deste modo o filme demonstrou as atrocidades passadas pelos “loucos” em um sanatório, como o eletrochoque e a lobotomia e reforçou a tese de que estes procedimentos não eram corretos, e não surtiam efeito, levando-os ao desuso por serem consideradas “ferramentas politicamente incorretas".


Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre (que já era casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio.

Uma Mente Brilhante - Cartaz 
Título original: (A Beautiful Mind)
Lançamento: 2001 (EUA)
Direção: Ron Howard
Atores: Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly, Paul Bettany.
Duração: 135 min
Gênero: Drama
John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

 
Richard Gere, Lena Olin e Anne Bancroft estrelam esta emocionante história sobre um homem á beira da autodestruição que é salvo pelo amor. Gere é um show de interpretação como Mr. Jones, um maníaco depressivo que, durante suas crises emocionais, é divertido, criativo e envolvente. Chocando a platéia esnobe de uma orquestra subindo ao palco para reger uma sinfonia de Beethoven, ou impulsivamente tomando uma caixa de banco e uma fuga romântica, Mr. Jones é um homem irresistível para qualquer mulher, incluindo a Dra. Libbie Bowen (Olin), a preocupa terapeuta designada para seu caso.

Melhor É Impossível - Cartaz
Título original: (As Good As It Gets)
Lançamento: 1997 (EUA)
Direção: James L. Brooks
Atores: Jack Nicholson, Helen Hunt, Greg Kinnear, Cuba Gooding Jr..
Duração: 138 min
Gênero: Comédia
Em Nova York, um escritor grosseiro e sarcástico (Jack Nicholson) tem como alvos principais um artista gay (Greg Kinnear), que é seu vizinho, e uma garçonete (Helen Hunt) que enfrenta problemas por ser mãe solteira e ter que se desdobrar para cuidar de seu filho, que tem asma crônica. Mas o destino vai fazer com que eles fiquem muito mais próximos do que poderiam imaginar.

A Cela - Cartaz

Título original: (The Cell)
Lançamento: 2000 (EUA)
Direção: Tarsem Singh
Atores: Jennifer Lopez, Vincent D'Onofrio, Vince Vaughn, Marianne Jean-Baptiste.
Duração: 107 min
Gênero: Suspense
Dentro dos confins de uma fazenda abandonada, Carl Stargher (Vincent D'Onofrio), um assassino cruel e psicologicamente instável, construiu "A Cela", uma câmara para onde ele leva suas jovens e inocentes vítimas, antes de dar início a um sádico ritual pós-morte com seus corpos. Quando o FBI finalmente consegue capturar Stargher, ele sofre um violento ataque apoplético e entra em coma, sem dar nenhuma pista sobre a localização da Cela. Com uma jovem presa na câmara e tendo apenas mais 40 horas de vida, o FBI decide então procurar a Dra. Catherine Deane (Jennifer Lopez), uma terapeuta infantil que utiliza um avançado estudo neurológico que, misturado com habilidades empáticas e tecnologia de ponta, permite que alguém entre na mente de pessoas catatônicas, no intuito de ajudá-las a voltar realidade. Com a vida de uma jovem em perigo, Catherine concorda em usar o avançado método no próprio Carl Stargher, no intuito de descobrir qual a localização da Cela, com a própria terapeuta entrando na mente do assassino.

Comentários

  1. Ótimos os filmes "Melhor é impossível" e "Uma Mente Brilhante". É interessante a visão que adquirimos do comportamento obsessivo e da Esquizofrenia, respectivamente, e dos efeitos que esses distúrbios geram nos afetados e nas pessoas que com eles convivem. Mesmo com seus defeitos, o personagem de Jack Nicholson encanta e no caso de "Uma Mente Brilhante", a maneira como Jonh Nash lida com sua doença é notável
    Nayara Lula - 26ª Turma

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti O Freud, além da alma e recomendo, é um excelente filme, bem didático, uma boa ferramenta para quem gosta da psicanálise, além de mostrar o contexto histórico, a questão da teoria principal e de como isso repercutiu tanto na sociedade como no meio médico acadêmico, adorei, o assistirei novamente com certeza. ah, sim dá para associar os conceitos freudianos a psicopatologia, e consequentemente psiquiatria. Parabéns pelo blog, adoro estudar psicopatologias, bem como epidemiologia, vou sempre ler algo agora, e indicar a meus amigos... Rafael Medeiros - aluno de Biomedicina (UFRN)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você lembra os tipos de estudos epidemiológicos?

Níveis de Prevenção em Saúde