Quando considerar uma doença endêmica?

Doenças endêmicas

As doenças transmissíveis são chamadas de endêmicas quando em uma área geográfica ou grupo populacional apresenta um padrão de ocorrência relativamente estável com elevada incidência ou prevalência. Doenças endêmicas como a malária estão entre os principais problemas de saúde em países tropicais de baixa renda. Se ocorrerem mudanças nas condições do hospedeiro, do agente ou do ambiente, uma doença endêmica poderá se tornar epidêmica. Por exemplo, na Europa, durante a Primeira Guerra Mundial ocorreu retrocesso no controle da varíola.

Fonte: Epidemiologia básica / R. Bonita, R. Beaglehole, T. Kjellström; [tradução e revisão científica Juraci A. Cesar]. - 2.ed. - São Paulo, Santos. 2010. 213p. : il.
Acesso: http://whqlibdoc.who.int/publications/2010/9788572888394_por.pdf

Comentários

  1. Muito interessante! Outro exemplo referente à varíola foi a epidemia desta em Fortaleza por volta de 1878. A aglomeração, a fome, as condições sanitárias criaram ambiente para a proliferação de doenças, gerando essa epidemia. Boa parte da população morreu em um curto período de tempo, chegando ao absurdo de mil pessoas serem sepultadas no mesmo dia; mil pessoas em uma população de pouco mais de quarenta mil habitantes! Esse dia ficou marcado na história como "o dia dos mil mortos".

    Aliás, o impacto de uma epidemia é tal que muitos atribuem a destruição dos astecas e dos incas não à sua dominação física pelo espanhóis, mas pela epidemia de varíola que trouxeram à essas populações, a qual matou muito mais do que eles próprios. Situações como essa foram muito comuns ao longo de toda a história. Inclusive agora, com o número de mortes causado pela recente pandemia causada pelo Covid-19; isso apenas demonstra a importância do conhecimento epidemiológico e a urgência com que esse conhecimento deve ser implementado na prática, de forma a evitar situações tão graves no futuro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você lembra os tipos de estudos epidemiológicos?

Níveis de Prevenção em Saúde